JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Analise as frases abaixo a cerca dessa questão e responda. Como é concebido o jogo por Dewey?
Como atividade livre
Como auto atividade
Como forma de apreensão dos problemas do cotidiano
Como expressão das capacidades da criança
Assinale a alternativa correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas.
2 e 4, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 2, apenas.
Analise as assertivas abaixo:
I- Na escola, as aulas de educação física acontecem com maior frequência em quadras, com bolas e redes. A sugestão é aproveitar melhor o espaço, de maneira que apenas os alunos interessados participem.
II- Diante da ampla influência da televisão e de videogames na imaginação infantil, é eficaz propor, nas aulas de educação física, que os alunos criem jogos a partir de suas vivências individuais, com vistas a novas aprendizagens. Isso representa uma estratégia que pode motivar muito o aluno na sua prática escolar.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Segundo Carvalho (2005), para psicologia histórico-cultural, quando surge a brincadeira? Assinale a alternativa correta.
quando a criança ganha o primeiro brinquedo.
quando a criança manipula a primeira boneca ou bola.
quando a criança toma consciência do mundo dos adultos.
quando a criança toma consciência do mundo dos objetos sociais que o adulto manipula.
quando a criança brinca com outra criança.
Os jogos contribuem para o desenvolvimento humano e a inclusão social. Por que os jogos são uma ferramenta de desenvolvimento e inclusão?
Pois eles selecionam os alunos corretamente, separando-os por capacidades físicas.
Pois os jogos possibilitam a integração e o respeito às diferenças. Eles propiciam a integração de pessoas em uma única atividade sem exclusão, estimulando a capacidade do aluno.
Pois integram o aluno em seu devido nível de desenvolvimento, separando as suas habilidades para ele poder trabalhar seriamente nelas.
Pois dividem os alunos de acordo com o seu desenvolvimento, separando o mais habilidoso e capaz do menos habilidoso.
Pois capacitam o aluno previamente para situações de conflito, trabalhando o seu desenvolvimento, além de deixá-lo ciente do que ele pode fazer e do que ele não pode fazer.
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F)
( ) O jogo não é o resultado de relações interindividuais, portanto de cultura.
( ) A complexidade do uso do jogo aproxima-o do senso comum, pois muitas das atividades lúdicas têm suas matrizes na cultura popular, estando esta impregnada de saberes e fazeres de um determinado grupo.
( ) É evidente que se pode ter a mesma cultura lúdica aos 3 e aos 12 anos.
( ) A cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida a cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida
( ) A cultura lúdica das meninas e dos meninos é ainda hoje marcada por grandes diferenças, embora possam ter alguns elementos em comum
Assinale a sequencia correta
V- F- V- F- F
F- F- V- V- F
F- V- F- V- V
V- V- V- F- V
V- F- F- F- V
A hominização resulta em num novo ponto de partida: o homem. Dessa forma o homem pode ser considerado também um homo:
Habilidoso
Ludens
Complexus
Primitivo
Tradicional
Leia atentamente o trecho abaixo:
Pobres brinquedos prontos! Vindo já prontos, eles nos roubam a alegria de fazê-los. Brinquedo que se faz é arte, tem a cara da gente. Brinquedo pronto não tem a cara de ninguém. São todos iguais. Só servem para o tráfico de inveja que move pais e filhos (ALVES, 2004, p.35).
Estudamos nesta unidade diferentes atividades relacionadas com brinquedos, brincadeiras e jogos. Analise e identifique no texto o tipo de atividade que o autor descreve.
Jogos motores
Brinquedos de construção
Brincadeiras criativas
Jogos cooperativos
Jogos recreativos
A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. Assim, todo jogo tem sua existência em:
um tempo e espaço, sendo a presença de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um timing, sendo a presença de regras em alguns jogos uma característica marcante.
um timing e espaço, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um ambiente prazeroso, existindo a presença de regras definidas em todas as brincadeiras.
um espaço definido, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica típica.
Segundo Piaget (1971) apud Falkembach (2007, p. 3), os jogos consistem em uma assimilação funcional, no exercício das ações individuais já aprendidas, um sentimento de prazer pela ação lúdica e domínio sobre as ações. Desta forma o autor afirma que os jogos educacionais se caracterizam por:
estimular a imaginação infantil,
auxiliar no processo de integração do grupo,
liberar a emoção infantil e facilitar a construção do conhecimento
auxiliar na aquisição da autoestima
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
1- 2- 3 e 4.
2 e 4, apenas.
Relembrando a história do jogo, durante a Idade Média, como o jogo foi considerado? Assinale a alternativa correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas.
2 e 4, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 2, apenas.
Analise as assertivas abaixo:
I- Na escola, as aulas de educação física acontecem com maior frequência em quadras, com bolas e redes. A sugestão é aproveitar melhor o espaço, de maneira que apenas os alunos interessados participem.
II- Diante da ampla influência da televisão e de videogames na imaginação infantil, é eficaz propor, nas aulas de educação física, que os alunos criem jogos a partir de suas vivências individuais, com vistas a novas aprendizagens. Isso representa uma estratégia que pode motivar muito o aluno na sua prática escolar.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Segundo Carvalho (2005), para psicologia histórico-cultural, quando surge a brincadeira? Assinale a alternativa correta.
quando a criança ganha o primeiro brinquedo.
quando a criança manipula a primeira boneca ou bola.
quando a criança toma consciência do mundo dos adultos.
quando a criança toma consciência do mundo dos objetos sociais que o adulto manipula.
quando a criança brinca com outra criança.
Os jogos contribuem para o desenvolvimento humano e a inclusão social. Por que os jogos são uma ferramenta de desenvolvimento e inclusão?
Pois eles selecionam os alunos corretamente, separando-os por capacidades físicas.
Pois os jogos possibilitam a integração e o respeito às diferenças. Eles propiciam a integração de pessoas em uma única atividade sem exclusão, estimulando a capacidade do aluno.
Pois integram o aluno em seu devido nível de desenvolvimento, separando as suas habilidades para ele poder trabalhar seriamente nelas.
Pois dividem os alunos de acordo com o seu desenvolvimento, separando o mais habilidoso e capaz do menos habilidoso.
Pois capacitam o aluno previamente para situações de conflito, trabalhando o seu desenvolvimento, além de deixá-lo ciente do que ele pode fazer e do que ele não pode fazer.
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F)
( ) O jogo não é o resultado de relações interindividuais, portanto de cultura.
( ) A complexidade do uso do jogo aproxima-o do senso comum, pois muitas das atividades lúdicas têm suas matrizes na cultura popular, estando esta impregnada de saberes e fazeres de um determinado grupo.
( ) É evidente que se pode ter a mesma cultura lúdica aos 3 e aos 12 anos.
( ) A cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida a cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida
( ) A cultura lúdica das meninas e dos meninos é ainda hoje marcada por grandes diferenças, embora possam ter alguns elementos em comum
Assinale a sequencia correta
V- F- V- F- F
F- F- V- V- F
F- V- F- V- V
V- V- V- F- V
V- F- F- F- V
A hominização resulta em num novo ponto de partida: o homem. Dessa forma o homem pode ser considerado também um homo:
Habilidoso
Ludens
Complexus
Primitivo
Tradicional
Leia atentamente o trecho abaixo:
Pobres brinquedos prontos! Vindo já prontos, eles nos roubam a alegria de fazê-los. Brinquedo que se faz é arte, tem a cara da gente. Brinquedo pronto não tem a cara de ninguém. São todos iguais. Só servem para o tráfico de inveja que move pais e filhos (ALVES, 2004, p.35).
Estudamos nesta unidade diferentes atividades relacionadas com brinquedos, brincadeiras e jogos. Analise e identifique no texto o tipo de atividade que o autor descreve.
Jogos motores
Brinquedos de construção
Brincadeiras criativas
Jogos cooperativos
Jogos recreativos
A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. Assim, todo jogo tem sua existência em:
um tempo e espaço, sendo a presença de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um timing, sendo a presença de regras em alguns jogos uma característica marcante.
um timing e espaço, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um ambiente prazeroso, existindo a presença de regras definidas em todas as brincadeiras.
um espaço definido, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica típica.
Segundo Piaget (1971) apud Falkembach (2007, p. 3), os jogos consistem em uma assimilação funcional, no exercício das ações individuais já aprendidas, um sentimento de prazer pela ação lúdica e domínio sobre as ações. Desta forma o autor afirma que os jogos educacionais se caracterizam por:
estimular a imaginação infantil,
auxiliar no processo de integração do grupo,
liberar a emoção infantil e facilitar a construção do conhecimento
auxiliar na aquisição da autoestima
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
1- 2- 3 e 4.
2 e 4, apenas.
Relembrando a história do jogo, durante a Idade Média, como o jogo foi considerado? Assinale a alternativa correta
Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Segundo Carvalho (2005), para psicologia histórico-cultural, quando surge a brincadeira? Assinale a alternativa correta.
quando a criança ganha o primeiro brinquedo.
quando a criança manipula a primeira boneca ou bola.
quando a criança toma consciência do mundo dos adultos.
quando a criança toma consciência do mundo dos objetos sociais que o adulto manipula.
quando a criança brinca com outra criança.
Os jogos contribuem para o desenvolvimento humano e a inclusão social. Por que os jogos são uma ferramenta de desenvolvimento e inclusão?
Pois eles selecionam os alunos corretamente, separando-os por capacidades físicas.
Pois os jogos possibilitam a integração e o respeito às diferenças. Eles propiciam a integração de pessoas em uma única atividade sem exclusão, estimulando a capacidade do aluno.
Pois integram o aluno em seu devido nível de desenvolvimento, separando as suas habilidades para ele poder trabalhar seriamente nelas.
Pois dividem os alunos de acordo com o seu desenvolvimento, separando o mais habilidoso e capaz do menos habilidoso.
Pois capacitam o aluno previamente para situações de conflito, trabalhando o seu desenvolvimento, além de deixá-lo ciente do que ele pode fazer e do que ele não pode fazer.
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F)
( ) O jogo não é o resultado de relações interindividuais, portanto de cultura.
( ) A complexidade do uso do jogo aproxima-o do senso comum, pois muitas das atividades lúdicas têm suas matrizes na cultura popular, estando esta impregnada de saberes e fazeres de um determinado grupo.
( ) É evidente que se pode ter a mesma cultura lúdica aos 3 e aos 12 anos.
( ) A cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida a cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida
( ) A cultura lúdica das meninas e dos meninos é ainda hoje marcada por grandes diferenças, embora possam ter alguns elementos em comum
Assinale a sequencia correta
V- F- V- F- F
F- F- V- V- F
F- V- F- V- V
V- V- V- F- V
V- F- F- F- V
A hominização resulta em num novo ponto de partida: o homem. Dessa forma o homem pode ser considerado também um homo:
Habilidoso
Ludens
Complexus
Primitivo
Tradicional
Leia atentamente o trecho abaixo:
Pobres brinquedos prontos! Vindo já prontos, eles nos roubam a alegria de fazê-los. Brinquedo que se faz é arte, tem a cara da gente. Brinquedo pronto não tem a cara de ninguém. São todos iguais. Só servem para o tráfico de inveja que move pais e filhos (ALVES, 2004, p.35).
Estudamos nesta unidade diferentes atividades relacionadas com brinquedos, brincadeiras e jogos. Analise e identifique no texto o tipo de atividade que o autor descreve.
Jogos motores
Brinquedos de construção
Brincadeiras criativas
Jogos cooperativos
Jogos recreativos
A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. Assim, todo jogo tem sua existência em:
um tempo e espaço, sendo a presença de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um timing, sendo a presença de regras em alguns jogos uma característica marcante.
um timing e espaço, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um ambiente prazeroso, existindo a presença de regras definidas em todas as brincadeiras.
um espaço definido, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica típica.
Segundo Piaget (1971) apud Falkembach (2007, p. 3), os jogos consistem em uma assimilação funcional, no exercício das ações individuais já aprendidas, um sentimento de prazer pela ação lúdica e domínio sobre as ações. Desta forma o autor afirma que os jogos educacionais se caracterizam por:
estimular a imaginação infantil,
auxiliar no processo de integração do grupo,
liberar a emoção infantil e facilitar a construção do conhecimento
auxiliar na aquisição da autoestima
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
1- 2- 3 e 4.
2 e 4, apenas.
Relembrando a história do jogo, durante a Idade Média, como o jogo foi considerado? Assinale a alternativa correta
quando a criança ganha o primeiro brinquedo.
quando a criança manipula a primeira boneca ou bola.
quando a criança toma consciência do mundo dos adultos.
quando a criança toma consciência do mundo dos objetos sociais que o adulto manipula.
quando a criança brinca com outra criança.
Os jogos contribuem para o desenvolvimento humano e a inclusão social. Por que os jogos são uma ferramenta de desenvolvimento e inclusão?
Pois eles selecionam os alunos corretamente, separando-os por capacidades físicas.
Pois os jogos possibilitam a integração e o respeito às diferenças. Eles propiciam a integração de pessoas em uma única atividade sem exclusão, estimulando a capacidade do aluno.
Pois integram o aluno em seu devido nível de desenvolvimento, separando as suas habilidades para ele poder trabalhar seriamente nelas.
Pois dividem os alunos de acordo com o seu desenvolvimento, separando o mais habilidoso e capaz do menos habilidoso.
Pois capacitam o aluno previamente para situações de conflito, trabalhando o seu desenvolvimento, além de deixá-lo ciente do que ele pode fazer e do que ele não pode fazer.
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F)
( ) O jogo não é o resultado de relações interindividuais, portanto de cultura.
( ) A complexidade do uso do jogo aproxima-o do senso comum, pois muitas das atividades lúdicas têm suas matrizes na cultura popular, estando esta impregnada de saberes e fazeres de um determinado grupo.
( ) É evidente que se pode ter a mesma cultura lúdica aos 3 e aos 12 anos.
( ) A cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida a cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida
( ) A cultura lúdica das meninas e dos meninos é ainda hoje marcada por grandes diferenças, embora possam ter alguns elementos em comum
Assinale a sequencia correta
V- F- V- F- F
F- F- V- V- F
F- V- F- V- V
V- V- V- F- V
V- F- F- F- V
A hominização resulta em num novo ponto de partida: o homem. Dessa forma o homem pode ser considerado também um homo:
Habilidoso
Ludens
Complexus
Primitivo
Tradicional
Leia atentamente o trecho abaixo:
Pobres brinquedos prontos! Vindo já prontos, eles nos roubam a alegria de fazê-los. Brinquedo que se faz é arte, tem a cara da gente. Brinquedo pronto não tem a cara de ninguém. São todos iguais. Só servem para o tráfico de inveja que move pais e filhos (ALVES, 2004, p.35).
Estudamos nesta unidade diferentes atividades relacionadas com brinquedos, brincadeiras e jogos. Analise e identifique no texto o tipo de atividade que o autor descreve.
Jogos motores
Brinquedos de construção
Brincadeiras criativas
Jogos cooperativos
Jogos recreativos
A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. Assim, todo jogo tem sua existência em:
um tempo e espaço, sendo a presença de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um timing, sendo a presença de regras em alguns jogos uma característica marcante.
um timing e espaço, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um ambiente prazeroso, existindo a presença de regras definidas em todas as brincadeiras.
um espaço definido, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica típica.
Segundo Piaget (1971) apud Falkembach (2007, p. 3), os jogos consistem em uma assimilação funcional, no exercício das ações individuais já aprendidas, um sentimento de prazer pela ação lúdica e domínio sobre as ações. Desta forma o autor afirma que os jogos educacionais se caracterizam por:
estimular a imaginação infantil,
auxiliar no processo de integração do grupo,
liberar a emoção infantil e facilitar a construção do conhecimento
auxiliar na aquisição da autoestima
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
1- 2- 3 e 4.
2 e 4, apenas.
Relembrando a história do jogo, durante a Idade Média, como o jogo foi considerado? Assinale a alternativa correta
Pois eles selecionam os alunos corretamente, separando-os por capacidades físicas.
Pois os jogos possibilitam a integração e o respeito às diferenças. Eles propiciam a integração de pessoas em uma única atividade sem exclusão, estimulando a capacidade do aluno.
Pois integram o aluno em seu devido nível de desenvolvimento, separando as suas habilidades para ele poder trabalhar seriamente nelas.
Pois dividem os alunos de acordo com o seu desenvolvimento, separando o mais habilidoso e capaz do menos habilidoso.
Pois capacitam o aluno previamente para situações de conflito, trabalhando o seu desenvolvimento, além de deixá-lo ciente do que ele pode fazer e do que ele não pode fazer.
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F)
( ) O jogo não é o resultado de relações interindividuais, portanto de cultura.
( ) A complexidade do uso do jogo aproxima-o do senso comum, pois muitas das atividades lúdicas têm suas matrizes na cultura popular, estando esta impregnada de saberes e fazeres de um determinado grupo.
( ) É evidente que se pode ter a mesma cultura lúdica aos 3 e aos 12 anos.
( ) A cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida a cultura lúdica torna a brincadeira possível, mas é no próprio espaço social do brincar que ela também emerge e é enriquecida
( ) A cultura lúdica das meninas e dos meninos é ainda hoje marcada por grandes diferenças, embora possam ter alguns elementos em comum
Assinale a sequencia correta
V- F- V- F- F
F- F- V- V- F
F- V- F- V- V
V- V- V- F- V
V- F- F- F- V
A hominização resulta em num novo ponto de partida: o homem. Dessa forma o homem pode ser considerado também um homo:
Habilidoso
Ludens
Complexus
Primitivo
Tradicional
Leia atentamente o trecho abaixo:
Pobres brinquedos prontos! Vindo já prontos, eles nos roubam a alegria de fazê-los. Brinquedo que se faz é arte, tem a cara da gente. Brinquedo pronto não tem a cara de ninguém. São todos iguais. Só servem para o tráfico de inveja que move pais e filhos (ALVES, 2004, p.35).
Estudamos nesta unidade diferentes atividades relacionadas com brinquedos, brincadeiras e jogos. Analise e identifique no texto o tipo de atividade que o autor descreve.
Jogos motores
Brinquedos de construção
Brincadeiras criativas
Jogos cooperativos
Jogos recreativos
A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. Assim, todo jogo tem sua existência em:
um tempo e espaço, sendo a presença de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um timing, sendo a presença de regras em alguns jogos uma característica marcante.
um timing e espaço, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um ambiente prazeroso, existindo a presença de regras definidas em todas as brincadeiras.
um espaço definido, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica típica.
Segundo Piaget (1971) apud Falkembach (2007, p. 3), os jogos consistem em uma assimilação funcional, no exercício das ações individuais já aprendidas, um sentimento de prazer pela ação lúdica e domínio sobre as ações. Desta forma o autor afirma que os jogos educacionais se caracterizam por:
estimular a imaginação infantil,
auxiliar no processo de integração do grupo,
liberar a emoção infantil e facilitar a construção do conhecimento
auxiliar na aquisição da autoestima
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
1- 2- 3 e 4.
2 e 4, apenas.
Relembrando a história do jogo, durante a Idade Média, como o jogo foi considerado? Assinale a alternativa correta
V- F- V- F- F
F- F- V- V- F
F- V- F- V- V
V- V- V- F- V
V- F- F- F- V
A hominização resulta em num novo ponto de partida: o homem. Dessa forma o homem pode ser considerado também um homo:
Habilidoso
Ludens
Complexus
Primitivo
Tradicional
Leia atentamente o trecho abaixo:
Pobres brinquedos prontos! Vindo já prontos, eles nos roubam a alegria de fazê-los. Brinquedo que se faz é arte, tem a cara da gente. Brinquedo pronto não tem a cara de ninguém. São todos iguais. Só servem para o tráfico de inveja que move pais e filhos (ALVES, 2004, p.35).
Estudamos nesta unidade diferentes atividades relacionadas com brinquedos, brincadeiras e jogos. Analise e identifique no texto o tipo de atividade que o autor descreve.
Jogos motores
Brinquedos de construção
Brincadeiras criativas
Jogos cooperativos
Jogos recreativos
A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. Assim, todo jogo tem sua existência em:
um tempo e espaço, sendo a presença de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um timing, sendo a presença de regras em alguns jogos uma característica marcante.
um timing e espaço, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um ambiente prazeroso, existindo a presença de regras definidas em todas as brincadeiras.
um espaço definido, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica típica.
Segundo Piaget (1971) apud Falkembach (2007, p. 3), os jogos consistem em uma assimilação funcional, no exercício das ações individuais já aprendidas, um sentimento de prazer pela ação lúdica e domínio sobre as ações. Desta forma o autor afirma que os jogos educacionais se caracterizam por:
estimular a imaginação infantil,
auxiliar no processo de integração do grupo,
liberar a emoção infantil e facilitar a construção do conhecimento
auxiliar na aquisição da autoestima
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
1- 2- 3 e 4.
2 e 4, apenas.
Relembrando a história do jogo, durante a Idade Média, como o jogo foi considerado? Assinale a alternativa correta
Habilidoso
Ludens
Complexus
Primitivo
Tradicional
Leia atentamente o trecho abaixo:
Pobres brinquedos prontos! Vindo já prontos, eles nos roubam a alegria de fazê-los. Brinquedo que se faz é arte, tem a cara da gente. Brinquedo pronto não tem a cara de ninguém. São todos iguais. Só servem para o tráfico de inveja que move pais e filhos (ALVES, 2004, p.35).
Estudamos nesta unidade diferentes atividades relacionadas com brinquedos, brincadeiras e jogos. Analise e identifique no texto o tipo de atividade que o autor descreve.
Jogos motores
Brinquedos de construção
Brincadeiras criativas
Jogos cooperativos
Jogos recreativos
A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. Assim, todo jogo tem sua existência em:
um tempo e espaço, sendo a presença de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um timing, sendo a presença de regras em alguns jogos uma característica marcante.
um timing e espaço, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um ambiente prazeroso, existindo a presença de regras definidas em todas as brincadeiras.
um espaço definido, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica típica.
Segundo Piaget (1971) apud Falkembach (2007, p. 3), os jogos consistem em uma assimilação funcional, no exercício das ações individuais já aprendidas, um sentimento de prazer pela ação lúdica e domínio sobre as ações. Desta forma o autor afirma que os jogos educacionais se caracterizam por:
estimular a imaginação infantil,
auxiliar no processo de integração do grupo,
liberar a emoção infantil e facilitar a construção do conhecimento
auxiliar na aquisição da autoestima
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
1- 2- 3 e 4.
2 e 4, apenas.
Relembrando a história do jogo, durante a Idade Média, como o jogo foi considerado? Assinale a alternativa correta
Jogos motores
Brinquedos de construção
Brincadeiras criativas
Jogos cooperativos
Jogos recreativos
A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. Assim, todo jogo tem sua existência em:
um tempo e espaço, sendo a presença de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um timing, sendo a presença de regras em alguns jogos uma característica marcante.
um timing e espaço, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um ambiente prazeroso, existindo a presença de regras definidas em todas as brincadeiras.
um espaço definido, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica típica.
Segundo Piaget (1971) apud Falkembach (2007, p. 3), os jogos consistem em uma assimilação funcional, no exercício das ações individuais já aprendidas, um sentimento de prazer pela ação lúdica e domínio sobre as ações. Desta forma o autor afirma que os jogos educacionais se caracterizam por:
estimular a imaginação infantil,
auxiliar no processo de integração do grupo,
liberar a emoção infantil e facilitar a construção do conhecimento
auxiliar na aquisição da autoestima
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
1- 2- 3 e 4.
2 e 4, apenas.
Relembrando a história do jogo, durante a Idade Média, como o jogo foi considerado? Assinale a alternativa correta
um tempo e espaço, sendo a presença de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um timing, sendo a presença de regras em alguns jogos uma característica marcante.
um timing e espaço, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica marcante.
um ambiente prazeroso, existindo a presença de regras definidas em todas as brincadeiras.
um espaço definido, sendo a ausência de regras pré-definidas em todos os jogos uma característica típica.
Segundo Piaget (1971) apud Falkembach (2007, p. 3), os jogos consistem em uma assimilação funcional, no exercício das ações individuais já aprendidas, um sentimento de prazer pela ação lúdica e domínio sobre as ações. Desta forma o autor afirma que os jogos educacionais se caracterizam por:
estimular a imaginação infantil,
auxiliar no processo de integração do grupo,
liberar a emoção infantil e facilitar a construção do conhecimento
auxiliar na aquisição da autoestima
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
1- 2- 3 e 4.
2 e 4, apenas.
Relembrando a história do jogo, durante a Idade Média, como o jogo foi considerado? Assinale a alternativa correta
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 3, apenas.
1- 2- 3 e 4.
2 e 4, apenas.